Páginas

GALERIA DE FOTOS

ImageChef Custom Images

COM SOM DIGITAL 24 HORAS POR DIA EVANGELIZANDO USE TAMBEM NOSSOS PLUGINS E TAMBEM NOSSO APP PARA OUVIR NO CELULAR!!!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

AUTISMO



O que é autismo?
Todos os distúrbios do autismo, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.
O autismo geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. A criança não mantêm contato visual efetivo e não olham quando são chamados. A partir dos 12 meses, por exemplo, também não apontam com o dedinho. No primeiro ano de vida, demonstram mais interesse nos objetos do que nas pessoas e, quando os pais fazem brincadeiras de esconder, sorrir, podem não demonstrar muita reação.
O transtorno do espectro autista é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender.
·                     A maioria das pessoas com autismo é boa em aprender visualmente;
·                     Algumas pessoas com autismo são muito atentas aos detalhes e à exatidão;
·                     Geralmente possuem capacidade de memória muito acima da média;
·                     É provável que as informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos, sejam retidos;
·                     Algumas pessoas conseguem concentrar-se na sua área de interesse especifico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;
·                     A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;
·                     Indivíduos com autismo são funcionários leais e de confiança;
O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de déficit de atenção e hiperatividade e dislexia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.

Quebrando paradigmas
Infelizmente o transtorno do espectro autista (TEA) ou popularmente chamado de autismo, gera-se muito pré-conceito, devido ao fato das pessoas desconhecerem o assunto, terem medo ou receio e também por ser pouco mencionado nos veículos de comunicação. Muitos pais quando veem seus filhos tendo um diagnóstico de autismo, não sabem o que fazer, não sabem a quem recorrer ou até preferem esconder que “seu filho” tem um diagnóstico de transtorno de espectro autista, diante a sociedade.
O TEA atualmente tem sido vinculado na mídia graças a famosos que não tiveram receio de expor suas vidas e contarem sobre a doença. Exemplo este é o caso do apresentador Marcos Mion, que mencionou que seu filho Romeo de 8 anos tem uma forma branda de autismo. O assunto foi representado por um personagem vivido pela atriz Bruna Linzmeyer (Linda) da novela “amor à vida” em 2014 que retrava a personagem com autismo severo e todos os desafios que teve que enfrentar, como preconceito da própria mãe e os que o transtorno causa.
Antes de se julgar ou se dar-se um diagnóstico em relação ao transtorno do espectro autista é necessário se informar sobre o assunto e procurar ajuda de pessoas especialidades que possa auxiliar para que o indivíduo possa ter uma qualidade de vida melhor.

Diagnóstico do Transtorno Espectro Autista
O médico procurará por sinais de atraso no desenvolvimento da criança. Se observados os principais sintomas do autismo, ele encaminhará a criança em questão para um especialista, que poderá fazer um diagnóstico mais exato e preciso. Para realizar o diagnóstico, o médico utiliza o critério do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria. Segundo ele, a criança poderá ser diagnosticada com autismo se apresentar pelo menos seis dos sintomas clássicos do transtorno.

Sintomas do Transtorno do Espectro Autista
Os sintomas do autismo podem variar de leves, moderados a graves;

• O relacionamento com outras pessoas pode não despertar seu interesse; • Age como se não escutasse (ex. não responde ao chamado do próprio nome); • A fala é usada com dificuldade, ou pode não ser usada; • Tem dificuldade em compreender o que lhe é dito e também de se fazer compreender; • Palavras ou frases podem ser repetidas no lugar da linguagem comum (ecolalia); • Movimentos repetitivos (estereotipias) podem aparecer; • Costuma se expressar fazendo gestos e apontando, muitas vezes não fazendo uso da fala. • As pessoas podem ser utilizadas como meio para alcançar o que quer; • Colo, afagos ou outros tipos de contato físico podem ser evitados; • Pode não demonstrar envolvimento afetivo com outras pessoas; • Pode ser resistente a mudanças em sua rotina; • O que acontece a sua volta pode não despertar seu interesse; • Parece preferir ficar sozinho; • Pode se apegar a determinados objetos; • • Crises de agressividade ou auto agressividade podem acontecer; • Tem dificuldades em brincar de faz de conta; • Tem visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis;• Não imita as ações dos outros; • Acessos de raiva intensos. •Fica preso em um único assunto ou tarefa (perseverança); • Baixa capacidade de atenção.


Tratamento do Transtorno do Espectro Autista

Não existe cura para autismo, mas um tratamento precoce, intensivo e apropriado melhora a perspectiva de crianças pequenas com o transtorno. A maioria dos tratamentos aumentará os interesses da criança com uma programação altamente estruturada de atividades construtivas.

O principal objetivo do tratamento é maximizar as habilidades sociais e comunicativas da criança por meio da redução dos sintomas e do suporte ao desenvolvimento e aprendizado.
Mas a forma de tratamento que tem mais êxito é o direcionado às necessidades específicas da criança. Um especialista ou uma equipe experiente deve desenvolver o programa para cada criança. Há várias terapias disponíveis, incluindo:
·                     Terapias de comunicação e comportamento;
·                     Medicamentos;
·                     Terapia ocupacional;
·                     Fisioterapia;
Terapia do discurso/linguagem
Psicologia e o Transtorno do Espectro Autista
O autismo continua sendo um distúrbio difícil para as crianças e suas famílias, mas a perspectiva atual é melhor do que antigamente, pois a maioria das pessoas com autismo era internada em instituições.
Hoje, com o tratamento correto, muitos dos sintomas do autismo podem melhorar, mesmo que algumas pessoas permaneçam com alguns sintomas durante toda a vida. A maioria das pessoas com autismo consegue viver com suas famílias ou na sociedade.
O estresse de lidar com o autismo pode levar a complicações sociais e emocionais para a família e os cuidadores, bem como para a própria pessoa com autismo. Por isso, acompanhamento psicológico tanto para a criança, quanto para a família é essencial.
A perspectiva depende da gravidade do autismo e do nível de tratamento que a pessoa recebe. Procurar ajuda de outras famílias que tenham parentes com autismo e por profissionais que deem o suporte necessário aos parentes também é uma alternativa interessante.
Os objetivos da intervenção são:
·                    Trabalhar os déficits, identificando os comportamentos que a criança tem, dificuldades ou até inabilidades que possam prejudicar seu desenvolvimento;
·                    Diminuir a frequência e intensidade de comportamentos indesejáveis, como por exemplo a agressividade, comportamentos que dificultam o convívio social e aprendizagem;
·                    Promover o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas, adaptativas, cognitivas, acadêmicas e dentre outros;
·                    Promover comportamentos desejáveis.


Psicólogas,
Danielly Bittencourt de Alencar, CRP: 06/126710
Kátia Baio, CRP:06/122478

Nenhum comentário:

Postar um comentário